Com atitude de deboche frente ao consumismo e desprezo pelo pessimismo existente na sociedade, o movimento Punk surge na década de 70 nos Estados Unidos com a banda The Ramones. Por influência desta pioneira, no ano de 1976 na Inglaterra, novos grupos como The Clash e Sex Pistols revolucionaram o movimento e fizeram com que cada vez mais, jovens das classes baixas aderissem a cena Punk.
O impacto destas bandas chegou ao Brasil no ano de 1978, na classe média baixa paulistana que enfrentava condições parecidas com a população britânica: desemprego, violência e pouco acesso à cultura. As primeiras bandas do cenário Punk brasileiro são AI-5, o Lixomania e o Restos do Nada. No entanto o primeiro disco nacional de Punk Rock só foi lançado no ano de 1982, o “Punk: Grito Suburbano”, pelas bandas , Olho Seco e Inocentes.
Antes destes conjuntos que pregavam a rebeldia e a anarquia, a distância entre público e artista era enorme, não havia contato ou interação entre ambos. Mesmo com a rápida propagação em território nacional, foi nos anos 80 que o movimento teve seu ápice. Pois, nesta época, o país se encontrava no retorno de indivíduos de grande importância que foram exilados pela ditadura, era a época da Abertuda Política.
Atualmente, o Punk está em busca de uma nova cara, de um novo boom para que seja possível a manutenção de sua história e tradição com letras de protesto e de consciência sobre os problemas sociais encontrados no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário